Indice del artículo
“Veja-me!”: visibilidade e reputação em redes sociais como estratégias de comunicação e incentivo para alunos de Publicidade
1. Introdução
2. A concorrência como prática educacional: aspectos de motivação e incentivo
3. Capital social, visibilidade e reputação
4. Resultados da pesquisa
5. Considerações finais
BIBLIOGRAFÍA
Todas las páginas

image A visibilidade pode ser identificada como um valor para o mercado publicitário e também para os cursos de Publicidade. Este trabalho mostra a utilização dos princípios de visibilidade por uma instituição de ensino superior brasileira: visando incentivar a participação dos alunos em uma concorrência publicitária interna, utilizou-se o site de rede social do curso para divulgar as equipes inscritas, estimulando sua participação pelo aumento da reputação. Além de abordar os conceitos de redes sociais, motivação e incentivo, este trabalho estabelece ainda uma relação com os regimes de visibilidade propostos pela sociossemiótica de Landowski.


Adriana Tulio Baggio
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutoranda
Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla

Revista 2- Año 1, (Abr-2011-Jun-2011)

ISSN 2173-6588

Resumo

A visibilidade pode ser identificada como um valor para o mercado publicitário e também para os cursos de Publicidade. Este trabalho mostra a utilização dos princípios de visibilidade por uma instituição de ensino superior brasileira: visando incentivar a participação dos alunos em uma concorrência publicitária interna, utilizou-se o site de rede social do curso para divulgar as equipes inscritas, estimulando sua participação pelo aumento da reputação. Além de abordar os conceitos de redes sociais, motivação e incentivo, este trabalho estabelece ainda uma relação com os regimes de visibilidade propostos pela sociossemiótica de Landowski.

Palavras-chave Publicidade; educação; redes sociais; reputação; regime de visibilidade.


Abstract
Visibility can be identified as a value for the advertising market and also for courses in Advertising. This work shows the use of the principles of visibility for an institution of higher education in Brazil: aiming to encourage student participation in a internal advertising competition, course’s social networking site was used to promote teams entered, encouraging their participation by reputation increasing. In addition to addressing the concepts of social networks, motivation and encouragement, this work also establishes a relationship with the arrangements of visibility proposed by the Socio-semiotics of Landowski.


Keywords Advertising; education; social networks; reputation; arrangements of visibility.