Indice del artículo
Avatar, Janelas e Cavernas de Bolso
Introdução
2. Forma Cinema e Dispositivos
3. Avatar: Remediação e Convergência
O blog e as transnotícias
5. Referências bibliográficas
Todas las páginas

image Na famosa alegoria da caverna de Platão, as pessoas estão amarradas. Esse é um componente importante da metáfora, ao menos inicialmente. A caverna de Platão é um aparato de pensamento muito útil para teorizar como a sala de cinema funciona, tanto física quanto psiquicamente. Na alegoria, as ‘vítimas’ passam as suas vidas dentro de uma caverna, observando sombras de pessoas e coisas que são propositalmente colocadas por trás delas, cujas silhuetas são vistas numa parede à sua frente. Elas observam as sombras, confundindo-as com a verdade, até o ponto que estão tão acostumadas rejeitam o relato de um prisioneiro que consegue escapar para contar sobre o mundo ‘lá de fora’.


Bernardo Queiroz
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Esta dirección electrónica esta protegida contra spam bots. Necesita activar JavaScript para visualizarla

Revista 2- Año 1, (Abr-2011-Jun-2011)

ISSN 2173-6588

Resumo

Esse artigo discute as possibilidades estéticas de fruição e manipulação da imagem de cinema quando retirada da sua situação cinema, ou seja, fora dos espaços e regras das salas de cinemas contemporâneas. Para ilustrar como o cinema digitalmente expandido é um cinema diferente do cinema da situação cinema, realizamos uma análise do filme Avatar, que chamou a atenção para a possibilidade atracional do cinema 3d estereoscópico, mas também pode ser experimentado em uma série de dispositivos e resoluções, incluindo os aparelhos celulares.

Palabvras-chave
Cinema 3d; Avatar; situação cinema.

Abstract
This paper discusses the aesthetic possibilites of consumption and manipulation of movie image when it is stolen from it’s usual Cinema Situation, which means outside the spaces and rules of movie theaters. To illustrate how digitally expanded cinema is different from the “standard” cinema configuration, we will analise the movie Avatar, which renewed the atractional potential of 3d stereoscopy cinema, but also can be experienced in several devices and resolutions, including smartphones.

Keywords
3d film; Avatar; film situation.